quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lançamento do livro: «Tão longe tão perto: famílias e “movimento” na ilha da Boa Vista de Cabo Verde»

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) e as Edições Uni-CV realizam a apresentação da obra “Tão Longe Tão Perto: Famílias e “Movimento” na ilha da Boa Vista de Cabo Verde”, da autoria da investigadora e antropóloga, Doutora Andréa de Souza Lobo.

O evento será realizado no próximo dia 25 de Junho de 2012, às 10:00h, no auditório da Reitoria da Uni-CV no Plateau, ilha de Santiago. A obra será apresentada pela Conselheira do ICIEG (Instituto cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género), Dr. Maritza Rosabal e contará com a participação do Magnífico Reitor da Uni-CV, Doutor Paulino Fortes.


A obra “Tão Longe Tão Perto: Famílias e “movimentos” na ilha da Boa Vista de Cabo Verde” vêm enriquecer o campo de estudo sobre a organização da família cabo-verdiana, focalizando o caso da família da Boa Vista. É uma pesquisa etnográfica que tem como tema norteador a estrutura da família no contexto do fenómeno da emigração, essencialmente, da emigração feminina.

Salienta que a configuração familiar boa-vistenses é marcada pelo fluxo de pessoas, bens matérias e valores, comportando assim, características excecionais relativamente a posição da mulher e do homem na esfera doméstica, das relações entre gerações, das relações de vizinhança e da consanguinidade.

Ademais, o livro informa sobre as políticas públicas relacionadas com a família e género no contexto cabo-verdiano, bem como lançar novas luzes sobre as características de seu modelo de organização familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário