Parceiros Internacionais

UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas)

O UNFPA é um organismo internacional de desenvolvimento que tem como finalidade promover o direito de cada mulher, cada homem e cada criança a disfrutar de uma vida saudável e de igualdade de oportunidades.

Apoia a utilização de dados de população dos países, com a finalidade de formular políticas e programas que tencionam reduzir a pobreza e assegurar que cada dificuldade seja superado, cada parto se realiza em condições de segurança, cada jovem esteja livre de VIH/SIDA, e cada menina e cada mulher seja tratada com dignidade e respeito. O UNFPA actua em três áreas essências que se encontram intimamente ligadas: saúde reprodutiva; igualdade entre géneros; e estratégias de desenvolvimento da população.

No que diz respeito a questão da Igualdade entre os Géneros e no empoderamento da mulher, o UNFPA incorpora quatro estratégias principais para tratar essas questões. A primeira estratégia é a educação das raparigas (mulheres); o segundo é o empoderamento económico da mulher; seguido da participação da mulher; e do equilíbrio entre as funções reprodutivas e produtivas.

O UNFPA tem esforçado para ampliar a visibilidade das questões de género, para além de promover reformas jurídicas e normativas, e a recuperação de dados que dizem respeito as questões de género. Essas reformas jurídicas e normativas são feitas exclusivamente, para eliminar as violências baseadas no género e acções contra mulheres, tais como: o casamento na infância; mutilação ou corte genital feminino; e ainda, a selecção pré-natal em função do sexo.

Essa organização tem a finalidade ainda de criar consciência sobre os pontos fortes das mulheres, suas vulnerabilidades e necessidades, no que toca as várias questões, entre os quais as emergências humanitárias, mudanças climáticos e migrações. Mas isso não quer dizer que o UNFPA não valoriza os rapazes e os homens nesse contexto. O UNFPA reconhece os direitos, as perspectivas, e a influência dos homens no que diz respeito as acções direccionadas a implementação de igualdade entre homens e mulheres e no melhoramento da saúde reprodutiva.

É nesse contexto, de promover a Igualdade entre os Géneros, que o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) tem apoiado o CIGEF (Centro de Investigação em Género e Família) na execução ou concretização dos seus objectivos.

Para mais informação sobre a organização, clique aqui.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres.

É uma agência das Nações Unidas, que começou a funcionar, de forma plena, desde de Janeiro de 2011. 

Esta direccionada as mulheres e meninas do mundo inteiro, e baseia em dois objectivos fundamentais:
1) apoiar os organismos intergovernamentais como a Comissão sobre o Status da Mulher na formulação de políticas, padrões e normas globais, e vai ajudar os Estados-membros a implementar estas normas, fornecendo apoio técnico e financeiro adequado para os países que o solicitem, bem como estabelecendo parcerias eficazes com a sociedade civil.
2) vai ajudar o Sistema ONU a ser responsável pelos seus próprios compromissos sobre a igualdade de género, incluindo o acompanhamento regular do progresso do Sistema. 

Clique aqui para mais informações

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Instituto Universitário de Estudos da Mulher (IUEM) da Universidade de La Laguna

O Instituto de Estudos da Mulher (IUEM) da Universidade de La Laguuna (ULL)  foi criado em 2007 a partir do Centro de Estudos da Mulher (CEM), fundada em 1995.

O IUEM (Instituto de Estudos da Mulher) dá continuidade, expande os trabalho, actividades e objectivos da instituição anterior, associando e dando suporte aos docentes e investigadores da Universidade de La Laguna, que tem interesse em elaborar estudos sobre as mulheres e a teoria de género.

Este instituto foi criado com o objectivo de:
  • Realizar e estimular investigação e criar cursos de pós-graduação em estudos das mulheres;
  • Formar investigadores em estudo das mulheres, e colaborar com os departamentos da Universidade de La Laguna em actividades docentes referente a esta matéria;
  • Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento dos estudos de género, divulgar seus resultados, faciliatr o acesso dos mesmos e promover sua difusão na sociedade;
  • Oferecer assessoria a instituições públicas e privadas e a todos os âmbitos de decisão em que a questão de genéro seja relevante;
  • Gerar um tecido social conhecedor das investigações desde a perspectiva de género e uma dinámica cultural favorável a eliminação da desigualdade.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

UNIL – Université de Laussane

A universidade de Laussane é uma instituição universitária criada em 1537. É composta por 7 faculdades com, aproximadamente, 12.400 estudantes e 2.300 pesquisadores.   A instituição fica localizada no extremo francófono da Suíça e, no centro da Europa, perto da França, Alemanha e Itália.
As 7 faculdades que estruturam a universidade são: faculdade de tecnologias e ciência das religiões; faculdade de direito e ciências criminais; faculdade das letras; faculdade de ciências sociais e políticas; faculdades de alto estudos comerciais; faculdade de geociência e desenvolvimento; e faculdade de biologia e medicina.

Visite o site da universidade