Membros


CARLA CARVALHO: Doutora em Desenvolvimento Integral e Inovação de Destinos Turísticos pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Cabo Verde (2009) e Licenciada em Sociologia pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2005). Professora Assistente na Escola de Negócios e Governação – Uni-CV. Colaboradora associada ao Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF/Uni-CV). Pesquisadora, atuando principalmente nos seguintes temas: género, agricultura, meio rural, desigualdades no acesso às propriedades rurais, projetos de desenvolvimento.

CARMELITA DE AFONSECA SILVA:  licenciada em Sociologia Vertente Ensino pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde (2005), Mestre em Ciências Sociais, pelas Universidades Pública de Cabo Verde (Uni-CV) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010) e Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na categoria Assistente Graduado do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Pública de Cabo Verde desde 2008, atua no Programa de Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Foi Diretora do Centro de Investigação e Formação em Gênero e Família (CIGEF) da Uni-CV (gestão 2010-2013), onde se desenvolvem pesquisas, ações de formação e atividades de extensão universitária nos domínios de: Interações e Dinâmicas Familiares; gênero e relações de poder; gênero e migrações, gênero e violências e Gênero e desenvolvimento. Professora visitante na Universidade Complutense de Madrid (Outubro-Novembro de 2012). Membro de grupos de pesquisas inter-universitárias: Na Universidade de La Laguna - Canárias (Educação para o desenvolvimento sustentável), Universidade de Lousanne Suíça (Feminização da luta contra pobreza e as organizações não governamentais), Universidade de Brasília (Transformações do mundo de circulação nas formas estabelecidas de sociabilidade). Desenvolve pesquisas nas áreas de: Gênero e relações de poder nos espaços doméstico e público; Interações e dinâmicas familiares na contemporaneidade; mobilidades no espaço CEDEAO e seus efeitos na reconfiguração identitária; impacto das desigualdades sociais na e perante a escola e a Violência Baseada no Gênero (VBG) em Cabo Verde".

CELESTE FORTES – Ponto Focal do CIGEF em São Vicente: licenciada em Antropologia; Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Investigadora do CRIA – Portugal; Investigadora e Ponto Focal do CIGEF- Uni-CV em São Vicente, co-organizadora da publicação: Carmelita Fonseca & Celeste Fortes (Org.), 2012, “As Mulheres em Cabo Verde: Experiências e Perspectivas”, Praia: Edições da UNICV. É Docente, das disciplinas de Antropologia e Metodologia de Investigação, no curso de Ciências Sociais (1º e 2ºano) da Uni-CV, DCSH, São Vicente. No domínio da investigação tem interesse pelas temáticas de Género, Migrações e Dinâmicas Familiares, particularmente sobre o contexto cabo-verdiano. Também tem interesse pelas temáticas da identidade e cultura expressiva, património cultural e politicas culturais.


EUFÉMIA VICENTE ROCHA: Doutora em Ciências Sociais pela Uni-CV; Mestre em Ciências Sociais pela Uni-CV, 2009; Licenciada em História – Ramo Investigação pela Universidade do Minho (Portugal), 2005. Desde 2007, centra-se no aprofundamento dos debates acerca dos processos identitários cabo-verdianos relacionados com a imigração na África Ocidental. Atualmente é docente na Uni-CV na qual se encontra afeta ao Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Áreas de interesse: género, migrações, identidades, relações étnico-raciais e religiosidades populares.



MIRIAM STEFFEN VIEIRA: Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Professora Assistente no PPG em Ciências Sociais da UNISINOS-RS. Colabora associada ao Núcleo de Antropologia e Cidadania (Naci/UFRGS) e ao Centro de Investigação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde (CIGEF/Uni-CV). Professora colaboradora no PPGCS da Uni-CV, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia feminista; antropologia do direito; violência contra mulheres; gênero, sexualidade e reprodução; políticas públicas de gênero; gênero e projetos de desenvolvimento.