quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Resumo do atelier “Realidade social, formativa e laboral das pessoas com deficiência em Cabo Verde”

O CIGEF (Centro de Investigação em Género e Família) realizou no passado dia 25 de Setembro de 2012 pelas 10 horas, um atelier de apresentação do projecto de estudo “Realidade social, formativa e laboral das pessoas com deficiência em Cabo Verde” recomendado pelo SIMPROMI (Sociedade Insular para a Promoção das pessoas com deficiência) – Canárias.


Esse atelier contou com a presença dos investigadores responsáveis pelo estudo e de algumas associações ou instituições que trabalham com a problemática da deficiência em Cabo Verde, designadamente a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) e o projecto Mon na Roda. É de referir que houve pouca aderência por parte das associações ou instituições que trabalham com as pessoas com deficiência.

A apresentação do projecto esteve a cargo da Dra. Carmelita Silva (directora do CIGEF), que expôs os objectivos do estudo, as pessoas envolvidas na realização do mesmo, abordou os resultados esperados e a metodologia de recolha das informações.

Concluída a apresentação do projecto abriu-se um debate, onde os presentes expuseram os seus pontos de vistas e as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade cabo-verdiana.

Ao fim do atelier foram deixadas algumas recomendações como o de haver mais partilha de dados entre as instituições que trabalham com as pessoas com deficiência, maior diálogo entre as associações, instituições e ONGs que trabalham com esta questão, a desconstrução dos termos e conceitos utilizados para designar as pessoas com deficiência.

Também foram tecidas algumas conclusões tais como: inexistência de estudo sobre as pessoas com deficiência em Cabo Verde; ausência de base de dados sistematizados sobre essas pessoas; falta de transporte público adaptado.

Sem comentários:

Enviar um comentário