quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fórum Universitário em Igualdade de Género em Cabo Verde

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF/Uni-CV), em parceria com a UNFPA e a ONU Mulheres, promoveu nos dias 05 de Outubro e 14 de Novembro de 2012, no campus do Palmarejo, o “Fórum Universitário em Igualdade de Género: Contribuições para Beijing + 20”.

Os objectivos específicos deste fórum, foram os seguintes: criação de uma plataforma de reflexão sobre os problemas e desafios de Cabo Verde em matéria de igualdade de género; identificação de práticas para replicação de boas políticas e com um elevado potencial para a mudança social; propor políticas alternativas ou abordagens socioculturais mudança provável para eliminar a exclusão e marginalização com base no género e promover a igualdade de oportunidades.

A cerimónia de abertura da primeira sessão do fórum, foi presidida pela Sra. Vice-reitora para Pós-graduação e Investigação da Uni-CV, Doutora Adriana Carvalho e contou com a presença da representante do UNFPA, Dra. Nélida Rodrigues e do CIGEF, Dra. lementina furtado, em representação à Directora do Centro.

Participaram ainda na actividade, professores, estudantes e técnicos provenientes de outros sectores. Após a abertura, deu-se o início aos trabalhos, com a apresentação da Plataforma de Acção de Beijing +15 e dos ganhos que Cabo Verde teve em ternos de igualdade de género, pela Doutora Diana Lima, consultora das Nações Unidas.

A segunda sessão foi realizada no dia 14 de Novembro no Campus do Palmarejo. As boas vindas e agradecimentos aos participantes, foram dados pela  directora  do CIGEF, Dra. Carmelita Silva  Como esta sessão contou com a presença de novos participantes, Silva fez uma breve contextualização do fórum, referiu aos seus objectivos e explicou o que se espera dos participantes nesta segunda etapa de trabalho. Terminada, essas considerações iniciais, Passou a palavra a Dra Maritza Rosabal para uma breve apresentação da plataforma de acção de Beijing aos participantes. Prosseguiu-se com a apresentação e discussão dos resultados em grande grupo. Após cada apresentação, abreu-se um espaço, para a colocação de dúvidas e comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário